Espaço Memória – Associação Maria Matos

História

História

A Associação Maria Matos surge do gosto pela história e pela preservação das memórias, tradições, costumes, saberes e fontes orais das gentes da nossa terra.

A Direção da ADL – Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã a 11 de Março de 2023, pelo 14º ano organizou as Distinções pelo Desenvolvimento ADL, para promover empresas, instituições e pessoas, que durante o ano de 2022 se destacaram pelo seu desempenho excecional, nas diversas categorias.
O ESPAÇO MEMÓRIA da ASSOCIAÇÃO MARIA MATOS foi nomeada pela ADL  nas “Distinções pelo Desenvolvimento 2022”, na categoria de “Associativismo e Voluntariado”
A Associação Maria Matos tem um Canal no YOUTUBE “Espaço Memória da Associação Maria Matos”, veja aqui dezenas de trabalhos que tem vindo a realizar: https://www.youtube.com/@espacomemoriaassociacaoma…/videos

Contactos

Contactos

Morada: Largo N. S. Dores nº. 1
Código postal: 2530-323 Lourinhã
Localidade: Zambujeira do Mar
Freguesia: União Freguesias de Lourinhã e Atalaia
Telefone: 917611504

Órgãos Sociais

Órgãos Sociais, mandato 2023/2026

Mesa da Assembleia Geral

Presidente- Pedro Manuel Marques Margarido
1ºSecretária- Helena Maria Pereira Tenreiro de Almeida Dias
2ºSecretário- Brian Costa da Silva

Direção

Presidente- Maria da Guia Pereira de Matos
Telefone Presidente: 917611504
Secretária- Mariana Alves Nunes
Tesoureira- Susana Maria da Rocha Santos
Vogal- Ana Maria Ferreira da Silva
Vogal- Marcelo Filipe Pereira Marteleira

Concelho  Fiscal 

Presidente- Edmundo António Pires
Vice-Presidente – Maria das Dores de Matos Pereira
Relatora- Sílvia Oliveira Alves

Valências

Valências

SABIA que a Associação Maria Matos, ciente da importância de preservar as memórias e fontes orais, associadas em muito à identidade das nossas aldeias, tem vindo a recolher nos últimos 14 anos memórias, histórias e saberes das gentes das nossas aldeias, inicialmente as gentes de Zambujeira do Mar e Serra do Calvo e a pouco e pouco outras aldeias do concelho e concelhos limítrofes. Este projeto conta já com várias dezenas de Memórias Imateriais que de outra forma ficariam perdidas para sempre, registos que vão perpetuando no tempo, para que jamais sejam esquecidos.

Este projeto conta também com:
– Arquivo Digital de fotos antigas das nossas aldeias, importantes para preservar a identidade, costumes e tradições das nossas aldeias.
– Valorização de uma Biblioteca dedicada à Lourinhã e seus Autores,
– Coleção de Quadros de vários Pintores onde o concelho da Lourinhã é o foco,
– Registo genealógico das aldeias de Zambujeira do Mar e Serra do Calvo,

– Registo fotográfico do concelho da Lourinhã e arredores numa perspetiva etnoarqueológica registando métodos construtivos mais antigos, o uso de novos materiais em detrimento da pedra tão comum no nosso concelho, muitas das casas antigas que têm vindo a desaparecer nas nossas aldeias, deviam ser referências de estudo no nosso concelho.

 

Para quem tem dificuldade em perceber o significado de  etnoarqueologia  é um estudo comparativo dos dados arqueológicos e etnográficos. A etnoarqueologia é a disciplina que procura entender de que forma o conjunto de objetos produzidos e utilizados por uma sociedade pode informar sobre o comportamento das pessoas e suas estruturas sociais, através de referências junto a sociedades vivas, como as conhecidas e denominadas “sociedades tradicionais”. Outra definição mais atual de etnoarqueologia é: “a etnoarqueologia é uma subdisciplina da arqueologia e da antropologia social que obtém informação sistemática em relação a dimensão material da conduta humana tanto em ordem ideacional quanto fenomenológica”.
Projeto Futuro, baseia-se na criação de um ESPAÇO MEMÓRIA (edifício) visitável, local guardião das memórias das nossas gentes, associado à nossa história local contemporânea com objetos que identificam a identidade das nossas gentes das aldeias de Zambujeira do Mar, Serra do Calvo e arredores.

.