História

Os Pais e Encarregados de Educação querem, sempre, o melhor para os seus filhos e educandos. Esta poderá ser mencionada como a principal evidencia que ajuda a construir uma visão comum a todos, no sentido de uma forma organizada, conseguirmos ajudar a construir ”mais educação” e ”melhor educação”. “Por mais educação entende-se o aumento progressivo dos recursos educativos, no sentido de satisfazer níveis cada vez mais elevados de escolaridade. A educação é um processo que pretende tornar as crianças, os jovens e os cidadãos em geral, mais capazes de enfrentar os problemas do presente e, ao mesmo tempo, o que se prospectiva serem os problemas do futuro. Conjugando a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de competências, a interiorização de valores e de condutas”.

Constitui-se a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente, designada por APEEAEDLV, por fusão da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas de Ribamar e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 2,3 Dr. João das Regras.

Pretendemos ser representativos do maior número de educandos, desenvolvendo acções que tenham como finalidade promover a formação dos Pais e Encarregados de Educação, enquanto membros da Comunidade Educativa, habilitando-os ao cabal desempenho da sua missão de educadores e membros dos órgãos de gestão da escola. É nosso intuito, como Associação de Pais:

• Defender os interesses morais, culturais e físicos dos educandos;
  • Intervir no estudo e resolução dos problemas respeitantes à educação e juventude que se coloquem ao nível do Agrupamento de escolas ou local;
  • Pugnar pela dignificação do ensino em todas as suas vertentes;
  • Fomentar actividades de carácter pedagógico, formativo, cultural, científico, social e desportivo;
  • Intervir, como parceiro social, junto de autarquias, autoridades e outras instituições, de modo a possibilitar e facilitar o exercício dos direitos e o cumprimento dos deveres que cabem aos Pais e Encarregados de Educação;
  • Fomentar a colaboração efectiva entre todos os intervenientes no processo educativo, com finalidades convergentes ou complementares, salvaguardando a independência em relação a quaisquer organizações nacionais, estrangeiras ou internacionais;
  • Exercer actividades que, não dizendo respeito a aspectos meramente educativos, se relacionem com estes e com a defesa e apoio da instituição familiar;
  • Promover, divulgar e defender a implementação e o respeito pela Carta Europeia dos direitos e responsabilidades dos Pais e Encarregados de Educação;
  • Criar condições para a celebração de parcerias de âmbito cultural, científico e profissional.

Tendo em consideração o universo do Agrupamento escolar, com cerca de 1800 alunos, 4 níveis ensino, 17 espaços escolares, os Órgãos Sociais da Associação estruturaram-se para que de uma forma organizada consigamos desempenhar as nossas funções como líder de um movimento que, de uma forma silenciosa, pretende ser o braço direito de qualquer agente educativo que pretenda, de forma positiva e abrangente, valorizar a educação de todos ou qualquer um dos educandos.
Hoje estamos numa época bastante diferente de fases anteriores, onde o tempo era um parceiro da família e a vida profissional proporcionava maior disponibilidade para estarmos com os educandos. Não podemos ficar satisfeitos com esta pequena desculpa para nos distanciarmos da relação com a escola como casa de formação integral, mas sim apresentarmo-nos na primeira fila como principais pilares de apoio de uma escola que seja quais forem as suas características, precisará sempre dos pais e encarregados de educação como parte integrante do seu modelo educativo e organizacional.

E-mail: ap.dlourencovicente@sapo.pt

Órgãos Sociais

Orgãos Sociais

Direcção