Centro Social Paroquial de Lourinhã

Centro Social Paroquia da Lourinhã
Foi no centro da Vila da Lourinhã, que em 1508, se construiu a Igreja e Convento de Santo António, para os Padres recolectos da Ordem Franciscana. Mas em 1834 foi decretada a extinção das ordens religiosas e então o Convento passou, em 1841, para a posse da Câmara, que se serviu dele para vários fins: cadeia; quartel militar e bombeiros.
Em 1960, no rés-do-chão do edifício instalaram o Posto da Guarda republicana, tendo-se a partir dessa altura iniciado a sua degradação, e posteriormente a Câmara devolveu-o ao Patriarcado.
A 3 de Março de 1960, foi criado o CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DA LOURINHÃ, com o objectivo de prestar assistência às famílias mais necessitadas, com o apoio da Cáritas. Eram distribuídos alimentos e ministrava-se educação doméstica, que ao fim de algum tempo, terminou.

O surgimento das Respostas Sociais
Mais tarde, foi decidido recuperar o edifício, cujas obras foram inauguradas a 27 de Julho de 1993. Foi então que se pensou num espaço onde pudesse funcionar uma sala de apoio à Terceira Idade.
Nasce assim o Centro de Convívio, a 1.ª resposta do Centro, constituída em 23-09-1999.
Só em 31-08-2001 foi implementado o Centro de Dia com o seu funcionamento num Polo sito em Casal Novo, denominado “cantinho de São João”
Em 31-08-2004, surge uma nova resposta, o Serviço de Apoio Domiciliário, com o seu funcionamento no mesmo polo.

O Processo de Desenvolvimento e Qualificação dos Serviços
Mais tarde, surge a necessidade de mudança de espaço de funcionamento do Centro de dia /Serviço de Apoio Domiciliário, por não estarem reunidas as condições exigíveis por lei, de acordo com fiscalização pelo Instituto de Segurança Social. Estas obras de alteração/remodelação de edifício iriam permitir uma melhor execução das actividades aí desenvolvidas no âmbito dos serviços de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.
Permitiu-se, desta forma, a criação de novas infra-estruturas de apoio aos serviços, promovendo potencialidades ao seu desenvolvimento, diferenciação e qualificação
A alteração do equipamento para novo espaço, sito no Seixal, r/c do edifício da Igreja, n.º 14, freguesia da Lourinhã, deu-se a 02 de Novembro de 2010.

O Projeto “Academia Cultural Sénior da Lourinhã” foi implementado a 01 de Outubro de 2007 e surgiu da necessidade de qualificar e alargar os serviços da resposta social de Centro de Convívio.
O Centro de Convívio, iniciou nas instalações do Convento de Santo António, tendo, a 06 de Junho de 2012 sido assinado um protocolo de colaboração entre o CSPL e a CML, com o objectivo de possibilitar o alargamento das atividades desenvolvidas no âmbito do centro de convívio, a autarquia disponibiliza parte do prédio urbano, sito na Rua António Maria Delgado, para funcionamento desta resposta social (centro de convívio) passando o espaço a ser denominado por “Academia Cultural Sénior da Lourinhã”.
Durante o ano lectivo 2013-2014 foram feitas obras de remodelação/melhoramento deste espaço, de acordo com orientações técnica do Instituto de Segurança Social.
Em Março de 2014 promoveu-se o alargamento do serviço de apoio domiciliário aos 7 dias/semana, tendo sido este um projecto prioritário no desenvolvimento desta resposta social, respondendo desta forma às necessidades avaliadas.

Outros serviços secundários do CSPL

Como actividades secundárias, o CSPL desenvolveu:
– Em 19 de Fevereiro de 2009, um acordo de Ajuda Alimentar, entre o CSPL e o banco Alimentar do Oeste, vigente até hoje.
-Em 2008 efetuou-se um acordo de parceria com a CML para receção/distribuição de ajudas técnicas junto da comunidade local.

Associação

Data da Inauguração da sede/instalações:  27 de Julho de 1993
Centro de Convívio: 23-09-1999
Centro de Dia: 31-08-2001
Serviço de Apoio Domiciliário: 31-08-2004

Morada: Avenida da igreja nº4 r/c (seixal -sede)
Código Postal: 2530-254
Telefone:  261414272
Telemóvel: 912219126

centrop.lourinha@sapo.pt /
academiaculturalseniorlourinha@gmail.com
Presidente: Ricardo Miguel Sousa Franco
E-mail Direcção : espl.direcao@gmail.com
Serviços Administrativos: Rute Vicente
ontacto: 917618463
E-mail: rute.csplourinha@sapo.pt
Nº de funcionários na segurança social: 14
Mandato (nº de anos): 5 anos
Páginas de Internet da associação: www.esplourinha.pt/
www.facebook.com/espl.lourinha / www.facebook.com/academiaseniorlourinha

Órgãos Sociais

Orgãos Sociais

Direcção

Presidente: Ricardo Miguel Sousa Franco
Vice-Presidente: Maria Fernanda Neto Marques Matias
Secretária: Helena Maria Dias Rosado Carruço
Tesoureira: Fernando Manuel Gouveia de Oliveira Fernandes
Vogal: Rodrigo Miguel de jesus dos Santos Silva

Conselho Fiscal

Presidente: Paulo José Sousa Torres
Vice-Presidente: Natércia Maria Lopes Matias Reis
Vogal: António Manuel Inácio Santos

Valências

Centro de Convívio “Academia Cultural Sénior”, Centro Dia e Serviço de Apoio Domiciliário .

.