Associação Hóquei Clube da Lourinhã

História

A prática do Hóquei em Patins iniciou-se na Lourinhã no ano de 1983 e resultou do esforço conjunto de um grupo de pais e amantes deste desporto, que tiveram como principal objectivo facultar aos jovens do concelho a ocupação dos seus tempos livres, praticando simultaneamente um desporto com alguma tradição na zona oeste.De início ligada ao Sporting Clube Lourinhanense, rapidamente se verificou não ser dada a esta modalidade a sua importância devida, pelo que em 6 de Março de 1989, foi fundada a Associação do Hóquei Clube da Lourinhã, com o lema “ Pela Formação humana integral e pelo engrandecimento da Lourinhã”. Foram seus sócios fundadores os senhores José António dos Santos, António José dos Santos, Fernando Ferreira Soares, José Manuel Dias Custódio, José António Coito, Sérgio Manuel Alfaiate Fernandes, Maria Rosa Lourenço Joaquim, Cristiano Mendes Calado, Fernando Santos Oliveira, Francisco Marques Rei, José João Barbosa Vieira, Carlos Almeida Horta, Vasco Filipe da Fonseca, José Maria Alves Pedro, Manuel Pereira Fernandes, José António Fernandes dos Santos e António Augusto Mateus, muitos deles pais dos atletas que integravam as equipas de 1º e 2º escalão, de infantis e de iniciados.
Em 4 de Setembro de 1993 foi celebrada uma escritura pública de permuta com a Câmara Municipal de Lourinhã, que cedeu o terreno onde se construiu a sede da Associação, sita na Rua Maestro Manuel Maria Baltazar.Em Setembro de 1996, o H. C. L. procedeu à alteração dos seus estatutos, passando a ter como finalidades “A promoção da cultura, divulgação e prática da Educação Física e de diversas modalidades desportivas e artísticas”, tendo-lhe sido concedido o Diploma de Utilidade Pública, em 26/06/97.Durante aproximadamente 10 anos, dedicou-se quase exclusivamente ao Hóquei em Patins, excepção feita à modalidade de Badminton, que teve a então campeã nacional Filipa Lamy.Com a conclusão da sua sede, em Setembro de 1999, e a eleição de uma nova Direcção, esta associação pôde diversificar as modalidades praticadas nas suas instalações, apesar dos fracos recursos financeiros.Actualmente, conta com cerca de 270 atletas nas modalidades de Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Ginástica (Infantil/Acrobática), Taekwon-Do, Karate, Ballet, Dança Oriental e Dança Contemporânea.Apesar de vocacionada basicamente para a área desportiva, o H.C.L. tem apoiado várias actividades culturais e recreativas para as quais é solicitado o espaço da Associação.

Morada: Rua Maestro Manuel Maria Baltazar, nº 2

Secretário- Sara Castro
Relator- Carla Luz

Valências

Associação de utilidade pública, com fim à promoção do Desporto.