ADAPECIL

Associação de Amor para a Educação de cidadãos Inadaptados da Lourinhã

História

História

A ADAPECIL foi fundada por um grupo de pais e outros elementos da comunidade, empenhados em dar respostas adequadas às necessidades educativas das crianças inadaptadas da Lourinhã, assim como, sensibilizar a sociedade relativamente aos deveres de solidariedade, responsabilidade e de respeito pelos efectivos direitos dos inadaptados.

Iniciou a sua actividade com a valência educacional em Setembro de 1981. Em 1993 abre o Centro de Actividades Ocupacionais – CAO e em 2002, inicia valência de apoio à inclusão no ensino regular – projecto “Preparar o Futuro”. Em 2013 foi acreditado como Centro de Recursos para a Inclusão, substituindo o PPF. Em 2015 foi constituído o EducadaMente.

Para concretizar os seus objectivos a Adapecil tem acordo com o Ministério da Educação, na valência Educacional, desde Setembro de 1981 e com o Ministério da Segurança Social, na resposta social CAO, desde 1993.

Porém, atendendo a que é nosso objectivo a educação, reabilitação e integração sócio-profissional de crianças, jovens e adultos com deficiências várias, e como o queremos fazer com a máxima eficácia, estabelecemos parcerias com a Câmara Municipal da Lourinhã e demais autarquias, com os Agrupamentos Escolares, empresas e com a população em geral, para uma troca de experiências e saberes, mas também com o objectivo de angariar fundos que nos permitam fazer face às despesas que daí decorrem.

A Adapecil tem capacidade para 50 clientes e um corpo técnico composto por profissionais das áreas da psicologia, da educação especial e reabilitação, da terapia da fala, da terapia ocupacional, da fisioterapia e ainda por professores e educadores, monitores, auxiliares pedagógicos de ensino especial e auxiliares de acção educativa.

Contatos

Contatos

Morada: Rua Rainha Dona Leonor N.º 16, Lourinhã

Código Postal: 2530-922 Lourinhã
Contactos: 261 423 087/912469235
Fax: 261419054 

 

E-mail:

Geral geral@adapecil.pt
Direção direcao@adapecil.pt
Direção Técnico-Pedagógica dtp@adapecil.pt
Resposta Social CAO cao@adapecil.pt
Valência Educacional ve@adapecil.pt
Valência Apoio à Inclusão no Ensino Regular cri@adapecil.pt

Horário Funcionamento da Secretaria:
Dias úteis das 9h00 – 12h30 e das 14h00 – 17h30

Órgãos Sociais

Órgãos Sociais

Assembleia Geral

Presidente: Olímpio José de Almeida Leitão
Vice-Presidente: José António da Costa Tomé
1º Secretário: Luís Filipe Critstóvão China de Morais

Direcção

Presidente: Maria Benedita Monginho
Vice-Presidente: António Luís dos Santos Damas
Secretário: Florbela Quaresma dos Santos
Tesoureiro: João Mário Curado Marques Cipriano
Vogais: Maria Lurdes Pereira

Conselho Fiscal

Presidente: João Félix Picão de Oliveira
Secretário: Carla Maria Marteleira Andrade
Relator: Luis Manuel André

Valências

Valências

Todo o trabalho realizado na ADAPECIL pretende criar condições para que os alunos/clientes, de acordo com as suas capacidades, se possam tornar o mais independentes possível, melhorando a sua qualidade de vida. Pretende-se privilegiar a vertente humana e incentivar o direito à diferença, para que os alunos/clientes vivam integrados na sociedade o mais possível.

A ADAPECIL tem a Valência Educacional, a Resposta Social CAO (Centro de Actividades Ocupacionais)a valência CRI (Centro de Recursos para a Inclusão) e o EducadaMente (Núcleo de Intervenção Terapêutica).

Valência Educacional

A valência educacional iniciou a sua atividade em setembro de 1981, garantindo o atendimento a alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, com idades compreendidas entre os 6 e 18 anos, encaminhados pelas escolas do ensino regular.

A ADAPECIL possui um acordo de cooperação estabelecido com o ministério da educação e ciência, assegurando dessa forma todos os meios necessários a uma resposta adequada às necessidades dos alunos.

Os alunos da valência educacional usufruem dos diferentes espaços das instalações da instituição, consoante as atividades a desenvolver e previstas nos seus Currículos Específicos Individuais.

Para algumas atividades, utilizam-se os serviços disponíveis na comunidade, tais como, recintos desportivos, espaços culturais, entre outros.

Resposta Social CAO (Centro de Actividades Ocupacionais)

O centro de atividades ocupacionais surge em 1993 para dar resposta aos alunos que completaram a idade de frequência da valência educacional.

Assim, a Resposta Social CAO apoia jovens/adultos com idade igual ou superior a 16 anos, que transitem da Valência Educacional ou que venham da comunidade, encaminhados quer por outras instituições quer por iniciativa da família e cujas capacidades não permitam, temporária ou permanentemente, o exercício de uma atividade produtiva.

O Centro de Atividades Ocupacionais funciona diariamente das 8h45 às 17h30, acrescendo a este horário o serviço de transporte.

Dadas as diferentes características dos clientes, estes são incluídos em diferentes grupos, sendo o tipo de atividades e objetivos diferenciados para cada grupo e para cada individuo, estando explicito no PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

Sempre que possível, tentamos incluir os clientes na comunidade através de Atividades Socialmente Úteis desenvolvidas em empresas ou entidades municipais.

Processo de Candidatura de Clientes

O processo de candidatura está aberto à comunidade em geral. A entrada dos candidatos nesta resposta social implica o preenchimento de uma ficha de pré inscrição, entrevista efetuada pelos técnicos, estando a integração dependente dos critérios de admissão.

Pode fazer-se o preenchimento da ficha presencialmente ou por telefone. A ADAPECIL entrará em contato para a marcação da entrevista.

Valência Centro de Recursos para a Inclusão (CRI)

A ADAPECIL, está acreditada, desde 2013, pelo Ministério da Educação como Centro de Recurso para a Inclusão (CRI).

O CRI da ADAPECIL tem como objetivo apoiar a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, que estejam ao abrigo do Dec. Lei 3/2008 de 7 de Janeiro, do 1º ciclo ao secundário através de apoios especializados e terapêuticos, dos agrupamentos de escola do concelho da Lourinhã.

População Alvo

Alunos do Agrupamento de Escolas da Lourinhã e do Agrupamento D. Lourenço Vicente, com Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente, que frequentam o ensino básico e secundário.

EducadaMente

O EducadaMente é uma valência da ADAPECIL, aberta à comunidade desde janeiro de 2015, que pretende oferecer uma intervenção terapêutica multidisciplinar à população em geral, abrangendo adultos e alunos desde o pré-escolar até ao ensino secundário. 

Esta valência visa intervir ao nível da Psicologia, Terapia da Fala, Psicomotricidade, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. As intervenções poderão realizar-se em diferentes contextos, na escola do aluno, na ADAPECIL, ou em local a definir, mediante condições a acordar antecipadamente.

ADAPECIL na Comunidade

ADAPECIL na Comunidade

A ADAPECIL, como parte integrante da comunidade em que está inserida também pode e quer participar sempre que solicitada. É nosso objectivo interagir com a comunidade, pedindo e dando apoios de forma a sermos um recurso efectivo, não só como resposta às deficiências e incapacidades, como também partilhar a mais valia que podemos representar uma vez que temos técnicos habilitados para o fazer.

EducaMente

Serviço de intervenção terapêutica multidisciplinar aberto à população em geral. O EducaMente pretende aplicar valores que vão de encontro às dificuldades económicas de cada um.

Cozinha

Dispomos de uma nova cozinha de AVD`S (Atividades da Vida Diária) totalmente equipada, construída com um projeto comparticipado pelo PRODER, um espaço perfeito para entidades que pretendam realizar formação/Workshops…

Venha conhecer-nos!

Numa perspectiva de inclusão na comunidade, estamos presentes na CPCJ, Conselho Municipal da Educação, Conselho Municipal da Juventude, Rede Social…

.